quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A bandeira do Brasil foi indicada como uma das mais feias do mundo

Cada país é representado e simbolizado pela sua bandeira. Contudo, o professor de filosofia neozelandês da Universidade de Otago, Josh Parsons, não devia ter mais o que filosofar, e resolveu fazer um ranking da beleza de cada bandeira.

Ele inventou alguns requisitos de designer, como harmonia das cores e simplicidade do desenho. Assim, segundo seus critérios e mal gosto, os três primeiros lugares ficaram, na ordem, com:

GÂMBIA

PAQUISTÃO

JAPÃO

Ranking completo: http://www.joshparsons.net/flags/ratings.html


A bandeira brasileira ficou entre as quatro mais feias do planeta, por causa das formas variadas e do lema escrito que carrega, mas ela representa muito mais que designer.

Descendente da antiga bandeira Imperial, recorda as lutas e as vitórias do exército e da armada de defesa da Pátria. O verde representa as matas e as florestas. O amarelo simboliza o ouro e as riquezas.

Na esfera azul celeste esta represento o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30min de 15 de novembro de 1889, dia da proclamação da República. Mais tarde, uma lei alterou a bandeira para que os 26 estados brasileiros sejam representados por cada estrela, sendo o Pará pela estrela acima da faixa, porque até 1889 era o estado com maior território acima da linha do Equador.

O branco que atravessa o azul celeste representa a paz. Ele carrega a legenda positivista “Ordem e Progresso“, sempre na cor verde. O lema completo seria “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim“, dando a esperança de um país de verdadeiros irmãos, em que a Ordem e o Progresso são as garantias necessárias para a permanente harmonia da nossa Pátria.

A bandeira do Brasil não é apenas faixas e mais faixas, e não parece cópia de outras bandeiras, como da Itália e México ou Austrália e Nova Zelândia. Ela é única, e diferente, deve ser por isso que ele viu como feia e ”Mapa estrelar original, mas abominável. A pior bandeira de qualquer estado nacional independente“. Mostrou- se apenas como alguém que julga pela aparência sem conhecer o conteúdo. Filosofo, volta a filosofar sobre Sócrates e Platão, ganha mais.

E por fim, eis aqui a bandeira mais bela, a bandeira das bandeiras, que não foi feita para desfile de beleza, mas sim para contar a história e importância da nossa Pátria. Com muito orgulho, a bandeira do Brasil. 


Linda, não?

2 comentários: